2014-05-12

Vintage e Japonês: Olive Girls / Olive Kei.

Olive-kei

Nos anos 80, a mesma editora da famosa revista Popeye (revista masculina sobre moda e 'american lifestyle') resolveu expandir as suas publicações e criar a revista Olive, para meninas (Olive é o nome da personagem conhecida como "Olivia Palito" aqui no Brasil, a namorado do Popeye. Sacaram a referência?). 





A Olive, inicialmente trazia o slogan "Olive: for romantic girls", mas com o passar dos anos ele mudou várias vezes para "magazine for city girls", "for cool girls" e etc. Acontece que a Olive não tinha um estilo fixo quando ela foi lançada; era apenas uma revista que tinha o intuito de digerir as tendências do pólos ocidentais da moda e street fashion (EUA, França, Inglaterra) e fazer uma releitura "a lá Japão"dessas tendências. A principal responsável por essa releitura, que na minha visão particular, teve uma influência enorme na moda feminina do Japão, foi a stylist Yoko Omori, que foi responsável pela produção de moda e estilo da Olive até o seu fim (em 2002), e hoje ainda trabalha para a SO-EN (revista da faculdade de moda Bunka) e para a Kimono Hime (revista famosa por trazer versões modernas dos kimonos tradicionais). 
A fama da Olive foi tão grande na época do seu lançamento, que na mesma época surgiu o chamado 'Olive kei'. Não era um estilo sólido e tinha suas "tendências internas" assim como a publicação da revista, mas algumas tendências foram tão fortes que, de certa forma, marcaram mais ou menos o que era chamado de Olive-kei: Saias amplas, silhueta "girlie", e tendências como 'natural-kei', 'american pop' e o estilo Lycéen (algo como 'colegial francesa'). Tudo isso com aquela cara característica dos anos 80. Até mesmo quando a revista chegou nos anos 90 e 2000, essas tendências ainda eram a marca registrada da Olive. 
A revista acabou em 2002, por conta de problemas financeiros da editora que a publicava. Em 2005, a mesma editora tentou fazer uma publicação que seria "herdeira" da Olive, chamada "Letter", mas ela não teve muito sucesso e não passou da terceira ou da quarta edição.


Primeiras edições da revista Letter.


Algumas marcas como a Pink House (que é conhecida entre as lolitas mais old school, e entre as Mori girls de vanguarda) e a MILK começaram a aparecer e também eram marcas que no começo, aderiram a estética da Olive.

Itens da MILK em um editorial




Itens vintage da Pink House.
Olhando um pouco sobre os trabalhos da stylist Yoko Omori (大森仔佑子), dá pra entender um pouco mais sobre a estética do estilo, até porque, o que a Omori-san produz até hoje, ainda tem uma "pegada" do que ela produzia naquela época. Recomendo o livro 'For a Girl' dela, e o editorial de moda com o mesmo nome, que ela fez para a SO-EN (*links para mais fotos, no fim do post*).

Livro: For a Girl - Yoko Omori.

Falando de um ponto de vista histórico da época, nos anos 80 a juventude do Japão vivia uma situação onde os jovens já dispunham de um poder econômico e eram uma parte significante entre os consumidores, inclusive na moda. Acontece que, nessa época, os jovens começaram a buscar um sentido de individualidade, de se distinguir e de construir uma identidade própria. Nessa época os "estilos de moda de rua" começaram a dar os seus primeiros passos.

Hoje em dia, acredita-se que o Olive-kei 'abriu as portas' para o surgimento de alguns estilos como Lolita, Mori-kei. Dá pra perceber alguns pontos em comum, como silhueta, cores e temáticas, nem que seja poucos "pontos" comuns, mas eles existem.
Entretanto, mesmo olhando no estilo casual da moda de rua no Japão, entre os jovens, dá pra perceber que ainda existe a mesma influência da época, de adaptar as tendências de moda ocidental, a uma estética mais japonesa. Comparando um street snap de moda de rua casual de Londres ou de NY, com um tirado em Shibuya ou Harajuku, mesmo quando se tratam das mesmas tendências, ainda dá pra perceber o toque original que os japoneses conseguem colocar nelas.

Editorial de moda da Olive.

Editorial de moda da Olive.

Matéria de um portal online, falando em como as
 tendências da Olive ainda estão presentes.


Existem revistas como a Fudge, a própria SO-EN e a Spur, que fazem um pouco do que a Olive fazia, de mostrar um 'japanese way' das tendências ocidentais, mas como a moda ocidental já está incorporada ao modo dos japoneses, nada que essas revistas faz hoje em dia causa tanto impacto quanto a Olive causou, na época que foi lançada.

Vale lembrar que o estilo não existe mais. As tendências que ele trazia ainda podem ser vistas na moda de rua japonesa e nos estilos de moda urbana, mas Olive ficou tão popular que se diluiu, e hoje, muita gente que usa roupas que, de olho, remetem a Olive-kei, na verdade estão buscando um estilo mais "retrô" ou algo desse tipo, sem nem lembrar das trends da revista antiga. De qualquer forma, mesmo que o estilo não exista, nada nos impede de nos inspirarmos nele.

Editorial de moda da revista SO-EN com a modelo Yui Aoi. Styling por Yoko Omori (2011).


http://disenyo.blogspot.com.br/2008/04/for-girl-by-yoko-omori.html
http://ginihelie.blogspot.com.br/2009/12/yoko-omori.html
http://www.hers.cn/2011/0206/31702.html
http://tomandlorenzo.com/2012/08/so-en-magazine-for-a-girl/ 


Leituras recomendadas: 

Fashioning Japanese Subcultures, de Yuniya Kawamura (2012).




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