2012-01-09

Aomoji-kei

Pra falar de Aomoji-kei (lit.: "estillo de tinta azul") temos que saber primeiro o que é Akamoji-kei. O nome vem de uma antiga tendência onde as revistas jovens de estilo mais conservador colocam os títulos na capa utilizando as cores vermelhas. Esse foi um padrão usado até os anos 90, porém o termo 'akamoji-kei' (estilo de tinta vermelha) ainda é utilizado para designar revistas como CanCam, Vivi, JJ e seus respectivos estilos de forma geral.


Capa da Revista CanCam
Partindo disso, Aomoji-kei passou a ser utilizado para "classificar" revistas e estilos que não podiam se encaixar em nada que já era conhecido; uma moda original, casual e criativa. 




O Wikipédia descreve Aomoji-kei como "um estilo que não é feito para agradar o sexo oposto", por esse motivo geralmente as pessoas que se identificam com isso, tendem a gostar mais da moda de Harajuku do que da de Shibuya (no caso Gyaru, por ser um estilo mais voltado pro 'sexy', ou que é mais agradável ao sexo oposto de forma geral).
Na prática o estilo tem um significado específico pra cada pessoa. é exatamente quando ela junta muitas influencias da vida dela, do gosto musical, do humor diário, e coloca tudo isso na forma que se veste, como uma espécie de 'outdoor' de sí mesmo.  Aomoji-kei é isso mesmo; se vestir sem se preocupar se você está esteticamente agradável para o "mundo lá fora", o que importa é que o que você veste te agrada, expressa o que você sente, o que você gosta e o que você é. 
Geralmente quem adota esse estilo são principalmente os jovens a partir dos 20 anos, isso se deve principalmente porque nesse ponto, talvez a pessoa já se conheça o suficiente e tenha mais auto-confiança para expor tudo isso nessa forma, ou talvez porque sustentar um estilo seja um pouco caro, então a partir dessa idade esses jovens já tem condições de bancar isso (Lembrando que tudo isso é de acordo com os jovens japoneses, não com o mundo todo).




 "Eu me visto de acordo com minha personalidade. Gosto de me vestir para meu próprio prazer, em vez de se preocupar em como os outros me olham" (Kyary pamyu pamyu)  


Já que citei, podemos falar da Kyary Pamyu Pamyu:
Ela é o nome mais conhecido quando se fala em aomoji-kei, em seguida temos AmoYamo e Shiho Takechi. 
O ponto pricipal é que Kyary é, no momento, a maior representando de japanese street fashion. Ela tem seu estilo própria e sua principal influência é Harajuku, ela mesma diz em seu próprio livro que não conseguia se encaixar em nenhum grupo que conhecia e que até tentou ser como uma gyaru, mas que não se sentia sendo ela mesma e que muitas vezes sentia a necessidade de se expressar através de suas roupas. Para Kyary, começar a frequentar Harajuku foi como 'descobrir que ela poderia vestir o que quisesse sem se preocupar com os outros'. Depois de sair em milhões de street snaps, ela começou a modelar para a Zipper e a ser sempre citada pela 'Asobisystem', que é justamente a agência mais famosa de trends sobre harajuku style (não só tendências de estilo, mas musicais, eventos e etc). Por tudo isso e pelo que podemos ver em fotos e revistas, Kyary fez o estilo Aomoji-kei ficar mais popular entre as jovens japonesas.

Outro momento que representa muito bem o estilo foi o 'Harajuku Style Collection' que aconteceu em 2010. Eu pessoalmente, nunca tinha visto o termo ser utilizando antes desse evento de moda.


O 'Harajuku Style Collection' ou HARACOLLE foi um desfile produzido em 2010 pela Asobisystem que juntou as principais brands e principais revistas do seguimento, além de ter participação da famosa marca de wigs Prisila e a dupla PUFFY como atração musical. Mais informações em http://haracolle.jp 




As revistas que mais representam o estilo são: Zipper, CUtie, FRUiTS/TUNE e Kera (sobre a Kera, não que ela seja uma revista sobre o estilo, mas tem vários snaps e é uma revista de moda de rua em geral). Não sei se é válido, mas acho interessante incluir a revista digital 'Asobistyle' também pois esta se auto intitula como revista Aomoji-kei.






Fontes:
Asobisystem Mag
Yomiuri.jp - Entrevista KPP
Blog Tokyo Fashion Show - França
Blog Simple Green Life - Jp
Tokyo Fashion

Veja mais postagens sobre Aomoji-kei clicando na tag ali embaixo :D

[EDIT: Adicionei mais informações - 30/09/2012]


...Espero que esse post ajude na compreensão do estilo e que tenha sido uma leitura útil. Obrigada!

17 comentários:

  1. wow adorei o post! Parabéns por ele, aprendi muita coisa que eu não sabia :D Vou sempre me lembrar de passar esse seu post quando alguém vir dizer que a Kyary é gyaru, vai ser realmente muito útil 8D (por que diabos isso é tão frequente?)
    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que foi um post útil! Obrigada! Tentei fazer o melhor possível. Eu também não entendo porque confundem tanto a Kyary com gyaru .-. Eu nunca a vi dessa forma~ (Será por causa da maquiagem que ela usa?)

      Excluir
  2. Que legal, eu não conhecia esse estilo! O post ficou bem informativo! Só aquela citação da Kyary tá meio estranha, dá uma olhada nisso õ_õ /chata

    E o layout novo ficou fofinho /o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um estilo realmente novo :3 Obrigada por avisar, estava realmente estranha.
      Obrigada! Também achei que esse layout ficou mais fofinho <3

      Excluir
  3. Já citei lá no face, mas vou falar de novo aqui daksjd Adorei o post, não conhecia esse estilo e me identifiquei muito com ele. Vou procurar mais e talvez até fazer um post no blog (O( Mas vou citar o seu primeiro, claro <3

    Beijos ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que se identificou! Fico feliz que tenha sido um post útil! :D

      Excluir
  4. Mitiko-chan, que amor o seu post sobre Aomoji-kei.. não tinha lido ele ainda! Parabéns, viu? *orgulhão* Aprendi muito com ele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Puri-chan! Que bom que foi útil pra você :D Fico feliz com isso~

      Excluir
  5. ADOREEEII!!! Me sinto compreendida!!!! *____*

    ResponderExcluir
  6. Ótimo post! Adorei, tudo bem explicado!
    Vou tentar fazer um outfit aomoji kei!♥

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que lhe foi útil! Vamos todos tentar então, haha

      Excluir
  7. é a primeira vez que me identifico de verdade com um ~estilo~ ♥
    e a citação da Kyary pfv, diva <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa coisa de 'se identificar com um estilo' é muito boa, é como se encontrar né?!

      <3

      Excluir
  8. Oi!!
    Adoro Aomoji, mas fico com medo de ficar feio e exagerar XD

    Escuta, se incomoda se eu usar o seu texto?
    Faço parte de um grupo chamado Nippon Society, e nós temos uma página chamada Estação Harajuku. Que queremos divulgar a moda japonesa! E começamos a falar de Aomoji.
    Ai procurando por bons textos, cheguei no seu.

    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=348346971946146&set=a.348346888612821.81802.312179878896189&type=1&relevant_count=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas com bom senso, auto conhecimento e dedicação, fica difícil ficar ruim! haha

      Claro que pode usar o texto, contanto que coloque a fonte, sinta-se livre pra utilizá-lo! :D

      Excluir